Projeto que institui Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural é aprovado por comissão da CLDF
Projeto de Paula Belmonte prevê ações de capacitação, inovação, cooperativismo e integração de políticas públicas para fortalecer a produção agrícola e o desenvolvimento econômico no campo
O Projeto de Lei nº 105/2023, que institui a Campanha de Incentivo ao Empreendedor Rural no Distrito Federal, foi aprovado pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (23). De autoria da deputada Paula Belmonte (PSDB), a proposta tem como objetivo capacitar o empreendedor rural, visando a gestão mais eficiente de seu empreendimento.
A campanha também visa fomentar o empreendedorismo, a liderança, o cooperativismo, o planejamento e o uso de técnicas de produção e comercialização; promover a difusão de tecnologias e inovações e impulsionar investimentos voltados ao agronegócio; integrar políticas agrícolas, ambientais, educacionais, de assistência técnica e de extensão rural; associar o uso de práticas tradicionais e modernas para potencializar a produção agrícola e melhorar a qualidade de vida no campo; e fortalecer a cooperação entre as diferentes esferas do setor público e privado.
Durante a reunião da CEOF, Paula Belmonte destacou a importância da área rural do DF para o abastecimento alimentar e para a economia local. “Se a gente melhorar o ambiente econômico dessas pessoas [produtores rurais], a gente melhora também o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, afirmou.
