A caravana da cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) chegou nesse sábado, 27, a Pirancajuba, ofertando para a cidade e região, serviços sociais, de saúde, jurídicos, profissionalizantes, de beleza e lazer.
O Deputados Aqui é um programa da atual gestão que descentraliza as ações do Poder Legislativo estadual, levando a estrutura da Alego para cidades do interior. A cada edição, os deputados atendem prefeitos, vereadores e o cidadão comum, ouvindo as demandas da sociedade.
Além disso, com a colaboração de parceiros do Governo Estadual, empresas públicas e privadas, entidades do terceiro setor e outras instituições, o programa disponibiliza uma grade de atendimentos gratuitos. Tudo perto de casa para facilitar o direito aos serviços, que são assegurados por lei, mas, que, muitas vezes, o cidadão não consegue acesso, por motivos variados.
Atendimentos
Na cidade de Piracanjuba, foi montada uma estrutura completa de atendimento, com a presença de clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na oftalmologia, além da consulta, para quem teve prescrição, a confecção dos óculos foi garantida. Cerca de 400 foram doados nessa edição.
O casal Maria de Fátima da Silva e Natal Domingos esteve no Deputados Aqui para se consultar com o oftalmologista. A dona de casa só precisava de uma consulta de rotina. A preocupação maior é com o marido, que por causa de uma catarata, já não enxerga com o olho esquerdo e o direito tem visão parcial. Eles contaram que a cirurgia chegou a ser marcada na cidade de Morrinhos, mas por uma confusão na documentação, ele perdeu a vaga.
O atendimento no programa é a esperança de um novo encaminhamento. “Aqui é perto de casa, a gente faz a consulta e, depois, a gente tem que ir mais longe só mesmo para fazer a cirurgia. Já ajuda muito”, afirmou Maria de Fátima da Silva.
As amigas Nilva Rodrigues e Vânia Pires pegaram senhas para fazer ultrassonografia e exame oftalmológico. As duas já usam óculos e há tempos não faziam o exame periódico. “Aqui, o melhor é já sair com os óculos, porque está muito caro”, explicou Vânia.
“E para conseguir a consulta pela saúde pública, demora demais. Se for particular, não damos conta, porque tem a consulta e depois os óculos”, completou Nilva Rodrigues.
Já a dona de casa Marilene Carvalho, foi fazer uma ultrassonografia de abdômen e se consultar com o clínico geral. Com vários problemas de saúde, ela foi em busca também de informações. “Tenho um problema sério de coluna, tive uma alergia com medicamentos e depois disso, fiquei com muito cansaço. Aí preciso saber o melhor tratamento. Vou ver se o médico me orienta”.
O programa ainda teve atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), Saneago, Agência Goiana de Regulação (AGR), Sebrae, Senar/Faeg, distribuição de mudas de frutas do Cerrado, cursos de trança, de balões e de automaquiagem.
Na área da beleza, além do corte e escova, oferecidos em todas as edições, em Piracanjuba, a Associação Brasileira da Beleza, fez atendimentos de manicure, massagem relaxante, design de sobrancelha, corte e limpeza de pele.
As crianças e os animais de estimação também tiveram espaço na ação. Uma brinquedoteca, com pula-pula e infláveis, garantiu a diversão para a meninada. Já para os tutores de cães e gatos foi disponibilizada a castração de animais machos.
Cuidado com as pessoas
Ao chegar à Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Câmara Municipal, onde foi montada a estrutura do programa, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), lembrou que o Deputados Aqui é apenas uma devolução à sociedade pelo que ela paga para o Estado. “Lembrando sempre que o cidadão é quem paga o nosso salário. Eles são nossos patrões. Não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação de cuidar das pessoas”.
Peixoto também destacou que a ação é uma oportunidade de ouvir, pessoalmente, as necessidades de cada cidadão e ajudar a resolver suas demandas. “Deputados e deputadas ouvindo a população, transformando demandas em requerimentos e projetos de lei, ajudando a melhorar a qualidade de vida”.
Já o deputado Amauri Ribeiro (PL), representante da cidade na Alego, ressaltou a importância do programa, tanto por aproximar as pessoas dos deputados, quanto nos serviços oferecidos. “Nós temos atendimentos aqui, que algumas pessoas estão na fila há mais de ano para conseguir e, hoje, estão conseguindo em um prazo recorde e já saem com o resultado na mão”.
O parlamentar agradeceu a Bruno Peixoto pela realização do evento, que também teve a colaboração da Câmara Municipal de Piracanjuba. “Um sucesso o evento, lotado de gente, muito atendimento, é um dia inteiro de atendimento à população. Só gratidão. E deixar bem claro, que esse não é um evento político, é um evento social. E todas as pessoas que fazem trabalho social nessa cidade estão aqui envolvidas. Não me interessa o partido. É um evento para atender a população. E todos que estão aqui são de Piracanjuba e amam essa cidade”, afirmou Ribeiro.
Já para o presidente da Câmara Municipal, Fernando Silva (Podemos), a parceria do Legislativo municipal com o Estadual tem gerado bons resultados para o município. A realização do Deputados Aqui é um deles. “Esse evento é para todos, é um evento social, é um evento para ajudar, para somar. E nós sabemos que a Alego está sendo transformada por uma gestão muito séria, muito bem administrada”
Ele também agradeceu pelo evento na cidade e aos deputados que enviaram emendas ao município. “Nós agradecemos imensamente ao deputado Amauri Ribeiro, juntamente com a base, pelos R$ 12 milhões que enviou a Piracanjuba. Aqui é a sua terra, é a sua casa e o povo que ganha, junto ao nosso honrado presidente Bruno Peixoto”, declarou Silva.
A ex-vereadora por Piracanjuba, Ellen de Lima, também ressaltou a relevância do programa Deputados Aqui, especialmente, por levar atendimentos de saúde para a população. “Nós sabemos quais são as dificuldades que a nossa população enfrenta. E um evento com saúde, que traz grandes oportunidades, dignidade e esperança para a nossa gente, faz toda a diferença”, resumiu.
Após a solenidade de abertura, uma sessão solene homenageou homens e mulheres que se destacam em serviços prestados à sociedade. O enfermeiro, funcionário efetivo das secretarias estadual e municipal de Saúde de Piracanjuba e, desde 2020, coordenador de distribuição de órgãos e tecidos para transplante da Central de Transplantes de Goiás, Ricardo Ribamar da Silva, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Com um extenso currículo na área, ele não escondeu a felicidade por ter a atuação reconhecida. Ricardo foi o primeiro enfermeiro efetivo contratado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piracanjuba. Também foi o primeiro enfermeiro da secretaria a concluir o mestrado em assistência e avaliação em serviços de saúde e, agora, também o primeiro a ingressar no doutorado, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para ele, o reconhecimento com uma comenda tão importante vem da busca pela qualificação contínua para prestar um atendimento cada vez melhor à população. “É uma satisfação e uma honra ter esse reconhecimento pelo meu esforço profissional. Estou muito feliz”, frisou Ricardo Ribamar da Silva.
Além da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, dezenas de personalidades da cidade e região foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo.
A programação da 54ª edição do Programa Deputados Aqui teve início ontem, 26, em Cromínia, com atendimentos gratuitos de saúde e assistência social.
