Chuvas expõem falhas na drenagem e vários pontos da cidade voltam a alagar
Com a chegada das chuvas, moradores voltaram a registrar alagamentos em diferentes regiões da cidade, apesar das obras anunciadas pelo governo Ibaneis Rocha. O cenário se repete a cada início do período chuvoso, com relatos de vias tomadas pela água e transtornos à mobilidade urbana.
Na manhã desta terça-feira, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o centro da Ceilândia completamente alagado. As imagens, gravadas na região dos painéis rochados, mostram pessoas caminhando dentro da água. O episódio ganhou o apelido irônico de “Piscinão do Ibaneis na Ceilândia” e rapidamente se espalhou por grupos e perfis locais.
O governo criou o programa Drenar DF com a promessa de ampliar e modernizar o sistema de drenagem urbana. No entanto, moradores apontam que, na prática, os alagamentos persistem mesmo após os investimentos divulgados oficialmente.
As críticas se concentram no fato de que a maior parte das obras teria sido realizada inicialmente no Plano Piloto, área mais abastada da cidade, enquanto regiões periféricas ficaram em segundo plano. Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e outras localidades registraram pontos de alagamento após as primeiras chuvas.
Com a repetição dos episódios — e a enxurrada de memes, vídeos e comentários — cresce a pressão por respostas do governo e por uma revisão das prioridades das políticas de drenagem, especialmente nas áreas mais populosas do Distrito Federal.
Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas: https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram: https://www.instagram.com/bsb.times/
https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#alagamentos #chuvas #drenagemurbana #DrenarDF #Ceilândia #DistritoFederal #infraestrutura #obraspublicas #Taguatinga #bsbtimes

