A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou, nesta quarta-feira (4), o edital do concurso público para o cargo de delegado de polícia do Distrito Federal, abrindo uma das mais relevantes oportunidades de ingresso na carreira policial do país.
O certame prevê 150 vagas, sendo 50 para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva, destinadas a candidatos com bacharelado em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além da formação em Direito, o candidato deverá comprovar três anos de atividade jurídica ou policial, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros requisitos legais. A remuneração inicial do cargo é de R$ 26.690,15, para jornada de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.
A organização do concurso ficará a cargo do Cebraspe, responsável por todas as etapas do certame. As inscrições ocorrerão conforme cronograma estabelecido em edital, exclusivamente pelo site da banca organizadora, mediante pagamento da taxa prevista.
O processo seletivo será composto por provas objetiva e discursiva, prova oral, exames de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e sindicância de vida pregressa. Os candidatos aprovados ainda deverão participar do Curso de Formação Profissional, conforme previsto no edital.
Ao destacar a importância do certame, o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, ressaltou o papel institucional da Polícia Civil do Distrito Federal e o impacto da carreira na vida dos futuros delegados.
“Na PCDF, você terá oportunidade de desenvolver suas habilidades, contribuir com a sociedade e fazer parte de uma instituição comprometida com a ética, com a inovação, com valores humanos e com a excelência na prestação de serviços públicos”, afirmou o delegado-geral.
A previsão para a realização das inscrições será de 6 a 27 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 310. A aplicação das provas objetiva e discursiva está prevista para o dia 14 de junho de 2026. Venha fazer parte da família PCDF!
Assessoria de Comunicação—Ascom/DGPC
Nossa missão é informar!
