Por iniciativa do deputado Cristóvão Tormin (PRD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará neste sábado, 7, sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo em homenagem às mulheres empreendedoras de Goiás. O evento terá local no Plenário Iris Rezende, às 15 horas.
Um levantamento feito pelo Ministério do Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Serviços sobre empreendedorismo feminino aponta que o Brasil possui 21,7 milhões de empresas ativas no Brasil e, destas, 12,1 milhões eram microempreendedores individuais (MEI), todas geridas por mulheres.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), embora tenha ocorrido um aumento da participação das mulheres em diversos setores da sociedade, quando se trata de empreendedorismo, ainda há obstáculos a serem superados.
As estatísticas demonstram que as mulheres abrem negócios na mesma proporção que os homens e, normalmente, são mais escolarizadas. Entretanto, seus empreendimentos faturam menos, são menos inovadores, têm lucros menores, são pouco diversificados e têm baixa potencialidade de internacionalização. Além disso, elas pagam taxas de juros mais altas, mesmo sendo mais adimplentes.
Assim, a homenagem, além de reconhecer a atuação dessas mulheres para a economia goiana e celebrar a conquista de espaços no cenário do empreendedorismo. Assim, a solenidade é ainda um incentivo para que outras mulheres busquem no empreendedorismo a oportunidade de independência financeira e sua contribuição para o desenvolvimento econômico de Goiás.
