A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) realiza, nesta segunda-feira, 8, a Cúpula Goiás 100% Transparente – Líder em Transparência Pública Nacional, no Hotel K, no Jardim Goiás. O evento reúne autoridades, secretários de Estado, gestores e auditores de controle interno de diferentes estados.
O objetivo da cúpula é debater transparência pública, controle social e a implementação do Modelo de Capacidade em Auditoria Interna (IA-CM), desenvolvido pelo Banco Mundial.
Na parte da manhã, o secretário-chefe da CGE-GO, Marcos Tadeu de Andrade, apresentou o painel “1º Lugar no Ranking da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Goiás 100% Transparente”, detalhando as etapas percorridas pelo Estado para atender aos requisitos da avaliação e manter-se como líder nacional em transparência.
O gerente de Prática para Instituições do Banco Mundial, Joseph Mubiru Kizito, abordou o Modelo Internacional de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) e sua aplicação como requisito para contratação de empréstimos e financiamentos.
O Fórum Goiano de Combate à Corrupção (FOCCO) conduziu o painel “Governo Aberto e Controles na Administração Pública”, com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO).
No período da tarde, serão realizados os painéis “Consultorias e Avaliações agregando valor à Transparência Pública” e “Auditoria: Por que fazer? Desafios e Tendências”, com participação do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; do secretário de Saúde, Rasivel Santos; do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), Pedro Henrique Ramos Sales; além de auditores de controle interno.
O evento também contempla discussões sobre comunicação em auditoria e avanços do modelo correcional em Goiás, com especialistas da CGE e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

