sexta-feira, agosto 8, 2025

Audiência pública vai discutir regularização, saneamento e direito à saúde em Santa Luzia


Audiência pública vai discutir regularização, saneamento e direito à saúde em Santa Luzia

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

O deputado Max Maciel destaca a ausência de redes de água encanada e esgoto coloca em risco a saúde da população local, agravada pelo aumento de casos de doenças como a dengue

Os problemas de falta de saneamento e de saúde pública na comunidade de Santa Luzia, na Cidade Estrutural, serão debatidos hoje (8) em audiência pública realizada pela Câmara Legislativa sob iniciativa do deputado Max Maciel (PSOL). A audiência ocorrerá às 19h, no Centro Olímpico da Estrutural. Durante o dia, serão oferecidos serviços de orientação sobre violência contra a mulher e atendimento jurídico gratuito.

A audiência pública será uma oportunidade para a população discutir problemas de regularização fundiária, saneamento básico e acesso à saúde. Santa Luzia sofre com problemas que se arrastam há anos, como a falta de água encanada e rede de esgoto, alta incidência de casos de dengue e dificuldade de acesso ao serviço de saúde pública. 

O deputado Max Maciel destaca as principais dificuldades da comunidade. “A ausência de redes de água encanada e esgoto coloca em risco a saúde da população local, agravada pelo aumento de casos de doenças como a dengue. Soma-se a isso a falta de transparência e diálogo em torno do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujas obras impactarão diretamente a vida dos moradores. Além disso, a precariedade no acesso à saúde pública, especialmente no que se refere à cobertura das equipes de atenção primária, tem dificultado a marcação de consultas e o atendimento regular de boa parte da comunidade”, explica.
 
Para o deputado, a audiência é fundamental para garantir a voz da população. “Apesar de toda a negligência do GDF, a comunidade de Santa Luzia resiste, se organiza e cobra o que é direito. Vamos fazer essa audiência para que o povo fale e o poder público escute. Só com pressão popular é que a gente muda essa realidade”, afirma Max Maciel. Foram convidados para participar da audiência representantes da Administração da Estrutural, CAESB, CODHAB e Secretaria de Saúde, órgãos diretamente responsáveis pelas demandas da comunidade. 



Source link

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest article