Sob o ponto de vista representativo, o deputado Coronel Adailton (SD) tem apresentado números equitativos para os diversos segmentos da sociedade. Só no segundo semestre de 2025, o parlamentar apresentou 21 projetos de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), contemplando diferentes áreas de interesse público e social.
As proposições abrangem duas matérias voltadas ao Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado; duas relacionadas à cidadania e diversidade; uma na área da economia; uma da educação; uma da infraestrutura; uma do meio ambiente; três projetos de reconhecimento de patrimônio cultural, gastronômico e imaterial; uma iniciativa na área da saúde; uma da segurança pública; seis declarações de utilidade pública; e duas proposições destinadas à valorização cultural.
Do total apresentado, quatro projetos de lei tiveram sua tramitação concluída, com arquivamento em razão de sanção e publicação, enquanto as demais matérias seguem em análise nas comissões temáticas da Casa.
Sancionadas
Entre as matérias que tiveram a tramitação concluída com sanção e arquivamento, está o projeto de lei que confere ao município de Três Ranchos o título de “Capital Goiana da Pesca Esportiva”. A proposição, de autoria conjunta de Adailton com os deputados Bruno Peixoto (UB), Gustavo Sebba (PSDB) e Luiz Sampaio (SD), foi protocolada sob o nº 27171/25 e reconhece oficialmente a relevância da atividade para o desenvolvimento turístico, econômico e esportivo da região, consolidando o município como referência estadual no segmento.
Também foi sancionado o projeto de lei nº 23152/25, de autoria exclusiva do parlamentar, que institui o Dia Estadual do Movimento Legendários. A iniciativa visa incluir no calendário oficial do Estado uma data dedicada ao reconhecimento do movimento cristão, destacando sua atuação social e o impacto de suas ações junto à comunidade goiana.
Outra proposição que se tornou lei, em parceria com Bruno Peixoto, foi a matéria nº 19754/25, que dispõe sobre a inclusão do evento Abala Itaipu no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. A medida contribui para o fortalecimento das manifestações culturais regionais, além de incentivar o turismo e valorizar a identidade local.
Por fim, foi sancionada a proposta nº 19014/25, que reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial Goiano e inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado a Cavalgada de Montividiu do Norte. A matéria assegura o reconhecimento oficial da cavalgada como expressão tradicional, preservando valores históricos e culturais transmitidos entre gerações.
Em síntese, a atuação parlamentar de Adailton no período evidencia prioridade em iniciativas de valorização cultural, fortalecimento do turismo, reconhecimento de manifestações tradicionais e apoio a entidades de relevante interesse social, além de proposições voltadas à cidadania, segurança e desenvolvimento sustentável.
Atuação e trajetória
Em seu segundo mandato, Coronel Adailton preside novamente a Comissão de Turismo, é vice-presidente das Comissões de Educação e de Segurança e integra, como membro titular, diversas comissões permanentes da Assembleia Legislativa.
O parlamentar tem afirmado que pauta sua atuação pela independência responsável e pelo desenvolvimento regional, concentrando esforços na promoção da renda e na melhoria da qualidade de vida da população goiana.
Na Comissão de Turismo ele se destaca pelo reconhecimento oficial de manifestações culturais e gastronômicas e pela destinação de recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o fortalecimento do setor. É autor da lei que institui o Dia do Turismólogo, valorizando o papel técnico desses profissionais no planejamento do turismo em Goiás.
Na área da administração pública, Adailton defende a atuação integrada das forças de Segurança Pública, a garantia de direitos dos militares estaduais e servidores da Polícia Penal, Polícia Científica e Polícia Civil, além de acompanhar as condições de trabalho nas áreas de Educação, Saúde, Turismo e Lazer, com foco na transparência e no combate à corrupção.
O legislador apresentou emendas voltadas à promoção e progressão de servidores no contexto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e atua em defesa dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs), com incentivo à expansão do modelo militarizado.
