Zelensky admite concessão estratégica em negociações mediadas por EUA e Europa para encerrar a guerra
A Ucrânia abriu mão do objetivo de aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em troca de garantias internacionais de segurança, como parte de um compromisso para encerrar a guerra com a Rússia. A informação foi confirmada pelo presidente Volodymyr Zelensky, neste domingo (14/12).
O anúncio foi feito durante viagem de Zelensky a Berlim, onde ele iniciou reuniões com Steve Witkoff, enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em uma nova rodada de esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito iniciado em 2022.
A decisão representa uma mudança significativa na posição oficial de Kiev. Até então, a adesão à Otan era tratada como prioridade estratégica e chegou a ser incluída na Constituição ucraniana, vista como principal salvaguarda contra novas ofensivas russas.
A concessão também atende a uma das exigências centrais de Moscou, embora o governo ucraniano siga resistindo à cessão formal de territórios ocupados pelas forças russas desde o início da guerra.
As negociações ocorreram sob mediação do chanceler alemão Friedrich Merz (CDU), que fez breves declarações antes de deixar as delegações negociarem a portas fechadas. Outros líderes europeus são esperados em Berlim para dar continuidade às conversas nesta segunda-feira (15/12).
Em rodadas anteriores, Washington sugeriu a criação de uma “zona econômica livre” no leste da Ucrânia caso Kiev aceitasse ceder a região de Donetsk. As discussões atuais concentram-se em três pontos centrais: território, garantias de segurança e o uso de ativos russos congelados para a reconstrução do país.
Antes do início das tratativas, Zelensky afirmou que receber garantias formais de segurança dos EUA, da Europa e de outros aliados, em substituição à entrada na Otan, constitui um compromisso concreto do lado ucraniano para viabilizar um acordo de paz. Após horas de reuniões, o presidente deixou o local ainda na noite de domingo.
Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas: https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram: https://www.instagram.com/bsb.times/
https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#Ucrania #Otan #GuerraNaUcrania #Russia #Zelensky #DiplomaciaInternacional #Geopolitica #EUA #Europa #SegurancaInternacional #bsbtimes

