Última saída temporária de 2025 liberou 1.689 detentos do regime semiaberto; 12 já foram recolhidos por descumprimento de regras.
O último saidão de 2025 liberou, na segunda-feira (22/12), um total de 1.689 presos do regime semiaberto no Distrito Federal para passar o Natal com familiares. O benefício da saída temporária está previsto em lei e ocorre em datas específicas ao longo do ano.
Do total de liberados, 12 pessoas já retornaram ao sistema prisional após serem flagradas descumprindo as medidas impostas pela legislação. Com isso, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) informou que 1.677 presos ainda devem se apresentar nesta sexta-feira (26/12).
É comum que parte dos detentos beneficiados não retorne na data prevista. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a média nacional de não retorno gira em torno de 4% dos presos liberados temporariamente.
No Distrito Federal, porém, os índices são menores. Nas últimas saídas temporárias, o percentual de presos que não retornaram ficou pouco acima de 1%, abaixo da média nacional registrada pelo CNJ.
No saidão de novembro deste ano, 24 dos 1.631 presos liberados não retornaram ao sistema carcerário na data determinada, o que representou 1,47% do total de beneficiados.
No Natal de 2024, o índice foi semelhante. Dos 1.842 detentos que receberam o benefício, 27 não retornaram no prazo estabelecido, correspondendo a 1,46% dos liberados.
As saídas temporárias estão previstas na Lei de Execução Penal e permitem que presos do regime semiaberto deixem o estabelecimento prisional sem vigilância direta para visitar familiares, estudar ou participar de atividades de reintegração social, desde que cumpram regras como bom comportamento, proibição de frequentar bares e boates e retorno ao endereço autorizado até as 18h.
#Saidão #SistemaPrisional #DistritoFederal #SegurançaPública #Justiça #ExecuçãoPenal #Natal #PolíciaPenal #CNJ #Brasil

