Agência barra 30 medicamentos usados como anabolizantes e também em reposição hormonal; maioria circulava sem qualquer registro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de 30 medicamentos, a maior parte composta por testosteronas sintéticas e anabolizantes amplamente vendidos no país — muitos deles utilizados tanto para fins estéticos, como ganho de massa muscular, quanto para terapia de reposição hormonal, que requer controle médico rígido.
O órgão destacou que a maior parte das formas de testosterona sintética à venda no Brasil é proibida, porque não possui registro, notificação ou cadastro. Com isso, ficam vetadas a comercialização, distribuição, importação, fabricação, divulgação e o uso desses produtos. Segundo a Agência, além de ilegais, eles representam risco sanitário por não terem garantia de qualidade, origem ou segurança.
Entre as substâncias proibidas estão versões de enantato de testosterona, propionato, durateston, metenolona, trembolona, além de produtos hormonais e esteroides associados, como nandrolona, stanozolol, oxandrolona e GH. Muitos desses compostos são conhecidos por promover aumento acelerado de massa muscular, mas também são utilizados em tratamentos legítimos de hipogonadismo e outras condições clínicas — casos em que só podem ser usados com prescrição, acompanhamento médico e produtos registrados.
A Anvisa reforçou que a circulação desses medicamentos no mercado paralelo não apenas viola a legislação sanitária, como expõe consumidores a doses desconhecidas, adulterações e falsificações. A lista inclui marcas populares entre praticantes de musculação e usuários de TRT informal.
Lista de testosteronas sintéticas e anabolizantes proibidos pela Anvisa
– Decaland Depot 200 Mg X 10 Ml
– Testoland Depot 200 Mg/2ml – Landerlan Gold
– Clembuterol Clorhidrato 0,04 Mg
– Hcg Humano 5.000ui Landerlan Gold
– Tritrembo Gold 200mg/ml
– Trembolona Hexahidroxibencil 51mg/ml
– Testenat Enantato de Testosterona 250mg/10ml
– Drostanolona Masteron Propionato 100mg/ml
– Nandrolona Fenilpropionato 100mg/10ml
– Trembolona Enantato 200mg/ml
– Durateston Plus Gold
– Boldenonia Undecilenato
– Trembolona Acetato
– Propionato Landergold
– Oxandroland 5mg
– Landertropin Gh 100ui
– Decaland Nandrolona 5ml
– Testoland/Deposteron 200mg
– Stanozoland Depot 30ml
– Stanozoland Depot 15ml
– Stanozoland Depot Oral 10mgx100 comp.
– Primobolan/Metenolona Oral
– Primobolan/Metenolona Enantato 10ml/100mg
– Durateston 1ml
– Trembolona Acetato 75 mg
– Testenat Enantato 4ml 250mg
– Oxitolan/Hemogenin Oral 50mg/20 comp.
– Metandrostenolona/Dianabol 10mg
– Drostenoland Masteron
– Androlic/Mesterolona 25mg
COSMÉTICOS, TÔNICO CAPILAR E SANEANTES TAMBÉM FORAM SUSPENSOS
Embora a proibição das testosteronas sintéticas tenha sido a medida mais ampla da semana, a Anvisa também determinou ações contra produtos cosméticos e saneantes irregulares.
A agência mandou suspender o Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, registrado como cosmético, mas com alegações equivalentes às do medicamento minoxidil. Também foram apreendidos o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, todos os itens da linha Sabô Ageless, a maquiagem capilar Bangna, além do larvicida irregular Acta BTI e produtos da Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda.
Esses itens foram proibidos por não terem registro como cosméticos ou saneantes, sendo vetadas sua comercialização, fabricação, distribuição, divulgação e uso.







